Como Usar Github e Principais Comandos em Git [Inciantes]

Como Usar Github e Principais Comandos em Git [Inciantes]

Escrito por Pythoneiro

Compartilhe:


Fala, pythoneiro!

Na jornada para se tornar um desenvolvedor, cientista de dados, programador você vai entrar em contato com um tal de git. Aí você se pergunta que “diabéisso”. Calma, esse artigo vai explicar o que é git, quais principais comandos e como funciona uma de suas principais plataformas, o GitHub.

O que é Git?

Git é um sistema de controle de versão distribuído que é usado para rastrear as alterações feitas em um projeto de software. Ele permite que os desenvolvedores revertam facilmente para versões anteriores de um projeto, façam alterações em segurança e trabalhem em paralelo em projetos de software.

Mas como funciona o sistema de controle de versões do git? O Git mantém um histórico de todas as alterações feitas ao código e permite que os usuários reverter para versões anteriores se necessário. O Git também permite que os usuários façam o merge de alterações feitas por vários usuários em um único arquivo. Isso permite que os usuários trabalhem em conjunto em um projeto, pois eles podem reverter facilmente as alterações de outros usuários se necessário. Além disso, o Git permite que os usuários façam o branch de um projeto, o que significa que eles podem criar um ramo separado para trabalhar em novas funcionalidades sem afetar o projeto principal.

Como funciona o git sistema de versionamento

o que é GitHub? Por que desenvolvedores precisam ter um Git Hub?

Github é uma plataforma de desenvolvimento de software baseada em nuvem que permite que os desenvolvedores colaborem em projetos de software. Ele oferece ferramentas de gerenciamento de código, controle de versão, rastreamento de erros e muito mais. É a maneira mais popular de desenvolvimento de software colaborativo e é usado por milhões de desenvolvedores em todo o mundo.

A participação em um repositório de código como o Github é essencial para qualquer desenvolvedor. O Github permite que desenvolvedores compartilhem seu código com outros usuários, trabalhem em projetos conjuntos e criem seu próprio portfólio de trabalho. Além disso, ter um perfil no Github permite que outros desenvolvedores vejam seu trabalho, o que pode ajudar a expandir sua rede de contatos e aumentar suas chances de encontrar um emprego. Ter um perfil no Github também pode ajudar um desenvolvedor a manter seus conhecimentos atualizados e ao mesmo tempo aprimorar suas habilidades.

Como configurar e usar o Github

Para usar o Github, primeiro você precisa criar uma conta no site github.com. Depois de criar sua conta, você precisa criar um repositório. Um repositório é um local onde você armazena todos os arquivos relacionados ao seu projeto de software.

Depois de criar um repositório, você precisa fazer o clone dele para o seu computador local. Isso significa que você está fazendo uma cópia do repositório remoto para o seu computador local.

Depois de clonar o repositório, você pode começar a trabalhar nele. Você pode adicionar, editar ou excluir arquivos no seu repositório local. Quando estiver pronto para compartilhar suas alterações, você pode fazer o commit deles para o repositório remoto.

Principais comandos em Git

Para usar o git, vai precisar aprender alguns códigos para gerenciar seus projetos. Git é controlado por linha de comando. Abaixo estão alguns dos principais comandos do Git que você precisa conhecer para usar o Github:

git init: Inicializa um repositório Git no diretório atual.

git clone: Faz o clone de um repositório remoto para o seu computador local.

git status: Mostra o status atual do repositório.

git log: Mostra o histórico de commits do repositório.

git diff: Mostra o a diferença entre cópia local e o índice sincronizado

git branch: Lista todas as branches do reprositório

git branch -d: Deleta uma branch específica

git merge: Mescla uma branch específica

git add [nome do arquivo]: Prepara arquivo para o commit no repositório.

git commit: Salva as alterações feitas no repositório.

git push: Envia as alterações para o repositório remoto.

git pull: Recupera as alterações do repositório remoto.

Como funciona o git principais comandos git add push commit add merge

Como publicar projeto do Google Colab no GitHub

Se você faz projetos dentro do Google Colab, saiba que tem uma maneira super fácil de publicar diretamente no seu github. Dentro do do seu notebook no Google Colab, vá em Arquivo e clique em “Salvar uma cópia no GitHub”

Esse artigo demorou mais de uma hora para ser preparado. Ajude compartilhando com amigos devs e programadores.

Avatar Logo do Pythoneiro Cobra
Artigo originalmente escrito por: Pythoneiro

@pythoneiro

Artigos relacionados

Ver mais artigos
Símbolo de Python do Pythoneiro

Ajude o Pythoneiro!

Ajude o site do pythoneiro a ficar de pé. Desenvolver bons conteúdos, manter o site no ar com hospedagem e desenvolvimento, divulgação e cuidar das redes sociais toma tempo e dinheiro. Você pode ajudar o pythoneiro sem gastar nenhum dinheiro:

Emoji de thumbs up joinha do pythoneiro

Divulgue

Indique o blog do pythoneiro e seus artigos para pessoas que se interessem por programação. Divulgue nas suas redes sociais como facebook, twitter, instagram, linkedin, youtube, whatsapp, telegram, tiktok, email, discord, etc. Só não faça spam :P

Compartilhe o site:

Emoji de thumbs up joinha do pythoneiro

Siga

Siga o pythoneiro no instagram e interaja. Além de ficar por dentro das novidades, para nós é importantíssimo ter um bom engajamento nos nossos perfis.

Siga-nos: