[Tutorial] Como usar o Google Colab para programar em Python?
Por Pythoneiro
O Google Colab, ou Google Colaboratory, é um ambiente de código aberto, baseado na web, que permite aos usuários criar, compartilhar e executar códigos em Python. Ele é uma ferramenta gratuita oferecida pela Google,para incentivar a pesquisa e desenvolvimento de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Inteligência Artificial. e Ele oferece aos usuários a capacidade de criar e executar códigos de forma rápida e fácil, sem a necessidade de instalar qualquer software. Você programa direto do navegador do seu computador.
Usar o Google Colab é uma das melhores formas de aprender a programar com Python. Tanto programadores iniciantes como programadores experientes podem se beneficiar da plataforma gratuita do Google. O Colab é uma ótima alternativa para quem está começando na programação e se assusta com interface e editores de texto mais complicadas, como o VSCode. Em especial, cientistas de dados e especialistas em Machine Learning usam o Google Colab no dia a dia de seus trabalhos, pela forma prática e organizada de gerar scripts de análise e criação de modelos em dados.
Nesse artigo você vai aprender como é fácil usar Google colab, instalar bibliotecas e quais vantagens de usar uma IDE baseada em nuvem.
Para você que está começando, usar o Google colab para aprender python é uma ótima forma de praticar escrever códigos e resolver problemas de programação.
Como usar o Colab?
Para usar o Colab, você precisa primeiro criar uma conta do Google. Se você ainda não tem uma, basta entrar criar uma conta no Google. Assim que estiver logado no google entre no site do Google Colab. Se precisar achar, basta digitar na pesquisa “Google Colab” que deve ser o primeiro link da pesquisa.
Em seguida, você pode acessar o Colab através do seu navegador web. Uma vez logado, você pode criar um novo notebook de Python. Basta ir em Arquivo>Novo Notebook
. Veja na figura abaixo:
Isso é um caderno (ou notebook) do Google Colab, parecido com Jupyter para quem já está familiarizado. Você pode dar um título para seu caderno para ficar mais fácil encontrar depois. No exemplo abaixo, meu caderno se chama “Exemplo de Caderno”. O texto .ipynb
após o nome é a extensão do seu arquivo.
Ao longo do seu caderno você pode colocar blocos de códigos e blocos de textos. Para adicionar cada um deles, basta clicar em + Código ou + Texto em cima, ou logo abaixo de cada cédula. Para rodar códigos, basta clicar no botão de play ao lado do seu código. Veja abaixo:
Uma coisa que você vai notar é que a primeira cédula de código que for rodar vai demorar mais. Isso porque o Google precisa criar uma máquina nos seus servidores para atender sua demanda. Isso é ótimo porque você não vai gastar o processamento do seu computador. Por exemplo, pode rodar modelos de machine learning mais pesados que serão rodados nos servidores Google. Ou seja, o Colab também oferece aos usuários a capacidade de usar GPUs para acelerar seus códigos.
Como salvar e compartilhar cadernos do Google Colab?
Ao trabalhar com colegas, é possível compartilhar seu caderno. Por exemplo, o Colab oferece suporte ao Google Drive, que permite aos usuários compartilhar e acessar facilmente seus notebooks de Python. Ao trabalhar com colegas, é possível compartilhar seu caderno com pessoas específicas ou para todos que tiverem acesso ao link. Seu caderno Colab poderá ser acessado de forma como “Leitor”, “Comentador” ou “Editor”. Isso gerará um link que poderá enviar para quem você desejar.
Ao compartilhar um notebook Google Colab como “Leitor”, quem tiver acesso apenas poderá ler e ver seus escritos e códigos. O link para “Comentador”, o usuário com acesso pode escrever comentários, como se fosse um arquivo Google Docs, por exemplo. Isso não afetará seu código ou seus blocos de texto. Por fim, o link “Editor” permite que quem tenha acesso ao link de compartilhamento possa alterar, escrever e apagar códigos e textos.
Mas e como salvar um notebook de Google Colab? Todos cadernos no Colab são automaticamente salvos na sua conta Google. Você pode acessá-los através do Google Drive ou ao abrir o Google Colab verá a opção de abrir um caderno existente.
Como baixar os cadernos do Google Colab? Você pode salvar uma cópia local de seus cadernos no formato .ipynb
ou .py
. O arquivo .py poderá ser lido por outras IDEs e compiladores de códigos, por exemplo. O arquivo do tipo .ipynb é um caderno podendo ser aberto no Jupyter. Para salvar seu notebook localmente, basta acessar Arquivo>Fazer download
e clicar em uma das opções.
Você também pode colocar seus notebooks Google Colab no GitHub e aumentar seu acervo e portfólio de desenvolvedor. Basta estar logado na sua conta do GitHub e ir para opção Arquivo>Salvar uma cópia no GitHub
Devo começar a usar Google Colab?
O Google Colab é uma ótima ferramenta para usuários que desejam programar em Python. Ele oferece uma interface intuitiva, suporte ao Google Drive e a capacidade de usar GPUs para acelerar seus códigos. Se você está interessado em programar em Python, o Colab é uma ótima ferramenta para começar. E para aprender Python, basta seguir o pythoneiro nas redes sociais e ficar de olho no blog