O que é Linguagem de Programação?
Por Pythoneiro
Tá começando na programação, aprendeu uns códigos e uns algoritmos mas ficou com a dúvida “que raios é uma linguagem de programação?” Segue o artigo que eu te explico.
Vamos começar do básico: O que é linguagem?
Português, inglês, espanhol são linguagens que conhecemos. São um método estruturado que nós humanos temos para nos comunicarmos através de palavras e suas relações em frases e discursos escritos ou falados. Segundo o dicionário na língua portuguesa, definimos linguagem como:
def. Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.
Ou seja, a linguagem é um modo de comunicação que é usado para compartilhar ideias e opiniões uns com os outros, além de instruir, ensinar e passar conhecimento e informações entre nós humanos. Por exemplo, se queremos ensinar alguém, precisamos de uma linguagem que seja compreensível por ambos os comunicadores.
“Certo, mas eu quero saber de linguagem de programação”. Muito bem, meu jovem. Linguagem de programação está nesse caminho. Se usamos o português para nos comunicar, nós precisamos de uma linguagem que o computador, a máquina, entenda.
A definição de linguagem de programação
Uma linguagem de programação é um conjunto de instruções que podem ser usadas para interagir e controlar um computador. Essas linguagens são usadas para projetar sites e sistemas, criar aplicativos, controlar diversas máquinas, analisar dados, gerar inteligências artificiais e assim por diante.
Existem várias linguagens, as de baixo nível e alto nível. Simplificadamente, as linguagens de programação de baixo nível estão mais próximas do código de máquina, ou binário. É a linguagem de máquina, do código binário entre 0s e 1s, ou linguagens mais próximas. Já as linguagens de programação de alto nível são mais próximas às nossas linguagens humanas, como inglês e português. Essas linguagens de alto nível costumam usar palavras que usamos no dia a dia, além de operações lógicas e matemáticas e regras de sintaxe próprias. Algumas das linguagens de programação de alto nível são Visual Basic, Delphi, Perl, PHP, ECMAScript, Ruby, C#, Java e claro, nosso querido Python.
De algum modo essas linguagens de alto nível precisam ser interpretadas, compiladas ou “traduzidas” para a linguagem de máquina, para que o computador entenda e realize as tarefas. Mas no dia a dia dos programadores e cientistas de dados que usam linguagem de programação, não precisamos nos preocupar com isso. Podemos programar usando essas linguagens de alto nível.
Mas por que tem que falar uma "linguagem da máquina"?
Computador não tem inteligência própria. É uma máquina que funciona a partir de instruções. Não dá para simplesmente falar “Computador, faça uma pesquisa sobre vagas para programadores”. Bom, na verdade dá. Se você perguntar para a assistente do Google, Alexa ou Siri, sua máquina pode até realizar essa pesquisa. Mas na verdade, alguém precisou programar isso.
O computador não faz nada sozinho sem uma série de instruções bem específicas. Quando nós nos comunicamos com um computador, quando estamos programando, desenvolvendo algoritmos, sistemas e projetos, é importante sermos bastante específicos sobre o que estamos pedindo ao computador para fazer. As linguagens de programação são uma ferramenta que nos permite fazer exatamente isso. Muitas vezes, o bom e velho português pode ser ambíguo e difícil para o computador determinar nossa intenção.
Resumindo o artigo: Afinal, o que é linguagem de programação?
Como conversamos, nós humanos precisamos de uma linguagem (português, inglês, etc) para nos comunicar com outras pessoas. Da mesma forma, para se comunicar com computadores, os programadores e desenvolvedores também precisam de uma linguagem específica, as famosas linguagens de programação.
Assim, as linguagens de programação são necessárias porque os computadores não entendem nossas linguagens humanas (português, inglês e etc). As linguagens de programação preenchem essa lacuna ajudando os programadores a traduzir seus comandos em algo que o computador possa entender e executar.
Quer saber mais sobre o universo de programação, tecnologia e ciência de dados? Fica ligado aqui no blog do Pythoneiro. Siga-nos no instagram @pythoneiro.