O que é Programação? | Blog do Pythoneiro

O que é Programação? | Blog do Pythoneiro

Escrito por Pythoneiro

Compartilhe:


Ouviu falar que a área de tecnologia da informação (TI) está necessitada de desenvolvedores, programadores e cientistas de dados? Bom, está mesmo. Se você se interessou pela oportunidade, leia esse artigo e entenda a habilidade essencial para trabalhar na área: a programação.

Conceito de programação em tecnologia e dados

O conceito de programação na área de TI é o ato de criar e ordenar ações e cálculos para que uma máquina possa executar alguma operação ou tarefa. Em outras palavras, programar é o processo de criação de um conjunto de instruções que informam a um computador como realizar uma tarefa ou várias tarefas encadeadas.

Sem nenhuma instrução, computadores não são capazes de realizar tarefas sozinho. É necessário “explicar” para ele o que ele precisa fazer como alguma informação que lhe é dada.

O que é uma tarefa para o computador?

Um exemplo de tarefa programada explicada de uma maneira bastante simplificada é, por exemplo, quando você escreve uma mensagem no WhatsApp para mandar para outra pessoa. Existe toda uma programação por traz para ler o que você escreveu e entregar para a pessoa que você quer que receba a mensagem. Alguém precisou programar essas ações: receber a mensagem de Mariazinha e enviar para Joãozinho. E para o computador entender isso é necessário uma série de instruções de comunicação entre o seu smartphone, servidores e o smartphone de quem receberá a mensagem. Essas instruções são escritas através das linguagens de programação.

Como programar na prática?

Dessa forma, para programar uma máquina, é necessário o conhecimento de uma linguagem de programação. Essas linguagens fazem a comunicação entre o que você quer que o computador faça e o que ele fará. É a linguagem que o computador consegue interpretar e realizar uma ou mais tarefas. É através das linguagens de programação que desenvolvemos algoritmos que possam ser entendidos pelas máquinas, através de códigos.

Existem várias linguagens de programação, como propósitos diferentes. Algumas linguagens são mais voltadas à programação de robôs, outras para desenvolvimento de sites e aplicações online e mobile, desenvolvimento de software, desenvolvimento de jogos digitais, e também na área de ciência de dados.

Portanto a programação está por trás de navegar pela internet, jogar videogame, conversar por mensagens no meio digital, usar o Google Maps ou Waze para se localizar em um lugar, e muitas (mas muitas) outras aplicações.

Por onde começar na programação?

Se você quer começar a programar, aconselho que primeiro pense em qual seu objetivo. Você quer desenvolver um site para montar um portfólio de fotos? Ou um site de loja virtual, um e-commerce? Então não, quer desenvolver um jogo para celular? Ou simplesmente automatizar tarefas repetidas no computador? Talvez até analisar os dados de uma pesquisa? Ou desenvolver uma inteligência artificial que converse com você nas horas de desânimo?

Para todos esses objetivos, existem caminhos diferentes da programação. Linguagens de programação diferentes são aplicadas em projetos diferentes. É bom entender a aplicação das diferentes linguagens de programação para cada tipo de aplicação.

Exemplos práticos:

  • Para um site simples de portfólio de fotos, talvez você precise aprender HTML, CSS e alguma coisa de Javascript para montar o rosto do seu site. Mas não confunda, HTML e CSS não são linguagens de programação. Já Javascript é uma linguagem de programação usada principalmente no front end.
  • Para uma loja virtual muito provavelmente você precisará de um banco de dados para controle de estoque, além do desenvolvimento front end com HTML, CSS e Javascript. Também precisará integrar sua loja com métodos de pagamento, através de APIs. Para manejar esse banco de dados, você vai precisar de uma linguagem back end, como Python, Java ou PHP.
  • Para automação de processos dentro de um computador, você pode optar por Python ou C / C++, além de outras linguagens.
  • Se seu objetivo é analisar dados para uma empresa ou pesquisa, talvez nem precise gerar um sistema ou integrar a algum existente. Para isso, pode usar o Python, R ou até mesmo o Matlab. Enquanto a programação em R é bastante usada para aprendizado estatístico de experimentos e exploração de dados, Python é mais adequado para aprendizado de máquina (machine learning), deep learning e aplicações Web em larga escala usando dados.

Entenda que, você não precisa saber todas as linguagens de programação mencionadas no artigo. Aliás, tem uma infinidade de linguagens de programação. Você precisa definir seus objetivos na programação para guiar qual linguagens ou qual conjunto de linguagens que precisa dominar.

Apesar de várias linguagens, para programar você precisa entender lógica de programação. Então aproveite o blog do pythoneiro para aprender os principais conceitos de lógica de programação e criar seus primeiros códigos em Python.

Comece a programar como as trilhas de aprendizagem gratuitas do pythoneiro. Você não precisa instalar nada e pode testar os códigos de exemplo direto no site.

Avatar Logo do Pythoneiro Cobra
Artigo originalmente escrito por: Pythoneiro

@pythoneiro

Artigos relacionados

Ver mais artigos
Símbolo de Python do Pythoneiro

Ajude o Pythoneiro!

Ajude o site do pythoneiro a ficar de pé. Desenvolver bons conteúdos, manter o site no ar com hospedagem e desenvolvimento, divulgação e cuidar das redes sociais toma tempo e dinheiro. Você pode ajudar o pythoneiro sem gastar nenhum dinheiro:

Emoji de thumbs up joinha do pythoneiro

Divulgue

Indique o blog do pythoneiro e seus artigos para pessoas que se interessem por programação. Divulgue nas suas redes sociais como facebook, twitter, instagram, linkedin, youtube, whatsapp, telegram, tiktok, email, discord, etc. Só não faça spam :P

Compartilhe o site:

Emoji de thumbs up joinha do pythoneiro

Siga

Siga o pythoneiro no instagram e interaja. Além de ficar por dentro das novidades, para nós é importantíssimo ter um bom engajamento nos nossos perfis.

Siga-nos: